Páginas

25 de jan. de 2010

Anahata Chakra


Vamos entrar agora no verdadeiro centro do sistema de chakras. Com três chakras embaixo e três chakras em cima, o quarto chakra fica literalmente no coração do sistema.
Conhecido como “chakra cardíaco”, porque esta localizado na área desse órgão vital, este centro esta no âmago do nosso espírito.
Ele é o integrador dos mundos do espírito e da matéria, ele é o centro do amor, da compaixão, do equilíbrio e da paz.
Seu elemento é ar, elemento da respiração, do oxigênio bombeado através de nossa corrente sanguínea com cada movimento do coração.
Quando trabalhamos com o ar, à medida que agimos reciprocamente com ele através da respiração, temos acesso aos aspectos físicos e espirituais do chakra cardíaco. Esta prática é chamada de pranayama, o exercício respiratório da prática do yoga, que nutre o corpo e a mente com a energia vital da respiração.


O amor é o principio básico associado a este chakra, ele é sentido como um estado do ser que emanado centro e que se irradia para tudo o que encontra.
Outro principio desse chakra é o equilíbrio. O que tem equilíbrio tem longevidade – o relacionamento perdura. Quando entramos efetivamente em equilíbrio com nós mesmos, com nossos relacionamentos e com nosso ambiente, mergulhamos numa sensação profunda de serenidade e de paz.


O amor por si mesmo é um elemento importante para se chegar a esse equilíbrio.


É difícil amar outra pessoa se antes não amarmos a nós mesmos, para isso é necessário compreender e aceitar nossas dualidades pessoais – o equilíbrio em luz e sombra, entre interior e exterior, entre dar e receber, entre o adulto e a criança interior e sobre a disponibilidade de perceber nossas necessidades e de satisfazê-las.

Excesso e deficiência do chakra.

Se a energia desse chakra estiver em deficiência, ou seja, fraca, a pessoa pode sentir pressão no peito, dificuldade para respirar profundamente, o peito pode ficar contraído e dores nas regiões das escapular podem surgir.
A pessoa pode ter tendência a depressão, isolamento, medo de relacionamento interpessoais e falta de amor próprio.
O acúmulo de mágoas não resolvidas pesa muito sobre o chakra cardíaco.

Se o chakra apresentar excesso de energia, a tendência é de nos desfazermos de tudo, de ficarmos tão concentrados nos outros que ignoramos a própria essência. Viver em função dos outros e a dependência afetiva são os principais sinais.

Em resumo, a tarefa do chakra cardíaco é entrar num estado de equilíbrio interior com nós mesmos e com nossos relacionamentos e abrir-nos a compaixão e ao amor.
A passagem da energia através do coração une a mente com o corpo, o interior com o exterior, o eu com o outro, e nos recompensa com uma sensação de paz e realização.

Equilibrando o Anahata

Existem várias formas de equilibrá-lo, vou passar técnicas simples que podem ser aplicadas diariamente.

Durante a minha formação em naturopatia aprendi uma compressa que alivia muito a sensação de aperto e acumulo no peito.
Corte uma manga em fatias e aplique sobre o ponto central do seu peito, conhecido por nós terapeutas como o vale das magoas, respire profundamente e visualize que o que você tem preso em seu peito vai se desprendendo e passando para a manga. Quando expirar visualize suas magoas, tristezas e frustrações saindo por sua boca, em seguida inspire profundamente visualizando uma luz verde se concentrando em seu peito.
Faça a compressa durante o tempo que sentir necessário.

Outro exercício muito eficiente é fazer uma meditação com respiração focada na expansão da energia, respire profundamente e visualize a luz verde concentrada em seu peito, ela vai se expandindo conforme você respira, tomando conta de todo o seu corpo, do ambiente que você encontra, envie essa energia as pessoas que você ama, onde elas estiverem e por fim para todo o planeta.
Respire profundamente por mais alguns minutos e finalize com as mãos em frente ao peito em forma de oração e de agradecimento.

Consuma mais alimentos verdes, como verduras e legumes.
Utilize camisetas ou blusinhas na cor verde e se desejar pendure um cristal como pingente, tocando seu corpo na região do chakra, pode ser um quartzo verde.

Lembre-se ame você mesmo incondicionalmente e espalhe esse amor à outras pessoas!!


Namastê!

Autora: Kama Prem



8 de jan. de 2010

Manipura - 3ºchakra



Com o nosso corpo em perfeito equilíbrio e os nossos sentimentos fluindo, estamos prontos para iniciar o trabalho desenvolvimento do terceiro chakra, ele se relaciona com o poder pessoal, com a vontade e com a vitalidade.
Seu nome Manipura significa “Pedra Preciosa”, se localiza no plexo solar (estomago) é o chakra da energia solar, do fogo e sua cor é o amarelo dourado.
Manipura é o chakra do poder pessoal, da vontade própria e do agir.
A palavra poder advem da raiz “podere” – ser capaz. É a nossa tarefa, no terceiro chakra, recuperar nosso direito de agir, a recuperação desse direito nos deixa em condição de usar nossa vontade, a começar um projeto e a acompanhá-lo até o fim, enfrentando os obstáculos que surgirem; nos permite assumir riscos, não ficando presos pelo medo e sem nos engrandecermos.
Para termos uma vontade forte, precisamos ter consciência – saber quais são nossas metas, ter em mente uma idéia do que queremos alcançar.

Desequilíbrios do Manipura

A tarefa física desse chakra é transformar adequadamente o alimento em energia, as disfunções podem se manifestar de varias maneiras, problemas de digestão e metabolismo, como a hipoglicemia ou a dificuldade de digerir alguns alimentos por falta de energia.
A diabetes e ulceras indicam o excesso de energia neste chakra.
Observe como esta a região do seu estomago? Tensa, rígida, alta?
Como é a sua digestão dos alimentos?
Como esta a sua digestão dos acontecimentos?
Você termia o que você começa?
Observando estas questões acima você saberá qual estado se encontra seu chakra.

Para equilibrá-lo comece por organizar suas metas e trace o caminho para alcança-las. Lembre-se de estabelecer prazos equilibrados para alcançá-las, pois de os prazos forem muito curtos você ficara frustrado caso demore mais que o previsto.
Após estabelecer suas metas, faça meditações diárias para o equilíbrio energético do chakra, deite-se num local tranqüilo e respire fundo até acalmar-se, visualize que cada vez que inspira por sua narinas entram uma grande quantidade de energia amarela dourada que se concentra sobre seu estomago, conforme vai respirando imagine esta energia se expandindo e ela vai tomando conta do seu corpo e do local onde você se encontra.
Após fazer essa meditação, mantenha-se deitado respirando tranquilamente por alguns instantes.
Faça essa meditação antes de começar seu dia, dessa forma estará se energizando e alimentará sua força de vontade.
Para complementar o trabalho com o chakra consuma mais alimentos da cor amarela como: mandioquinha, laranja, banana, pimentão, pêssego, nectarina, maracujá, abacaxi e batata.

Se desejar também pode usar um cordão longo com um pingente de citrino na região do plexo solar.

Coragem e força para mais esse desafio!!

Amo e silêncio >>> Kama Prem