Páginas

29 de jun. de 2015

Acupuntura para Cefaléia - Artigo/ Estudo

Acupuntura para cefaléia, dor de cabeça, enxaqueca


Resumido e traduzido por Deborah Giongo G. S. Arauco

A enxaqueca e a cefaléia do tipo tensional são provavelmente as dores de cabeça mais comuns, e dão origem a custos notáveis de saúde, econômicos e sociais. Apesar dos benefícios da medicação, muitos pacientes continuam experimentando a angústia e o rompimento social. Isto leva  os pacientes a tentar e aos profissionais de saúde a recomendarem enfoques não farmacológicos para os cuidados para com a cefaléia e outras dores de cabeça.

A cada semana, 10% dos médicos clínicos-gerais da Inglaterra encaminham seus pacientes para a prática da acupuntura, ou eles mesmos a praticam, sendo a cefaléia uma das condições mais tratadas.
O objetivo deste estudo foi determinar a eficácia do uso da acupuntura no tratamento da cefaléia, condição de saúde, dias com ausência da doença, e uso deste recurso em pacientes com cefaléia crônica comparada com a “não utilização da acupuntura no tratamento da cefaléia crônica tipo tensional.

Este foi um estudo randomizado e controlado, realizado na Inglaterra e País de Gales, e que foi solicitado pelo NHS – Centro de Coordenação para Avaliação da Tecnologia em Saúde.

A amostra foi de 401 pacientes com cefaléia crônica, predominantemente enxaqueca e cefaléia do tipo tensional. A idade dos pacientes variou de 18 a 65 anos, e estes informaram uma média de pelo menos 2 crises de cefaléias no mês.

Foram excluídos os pacientes que se enquadravam nas seguintes condições: início das desordens de cefaléia a menos de um ano antes do estudo, ou na idade de 50 anos ou mais; gravidez, condições de malignidade, cefaléia em salva, suspeita de cefaléia de etiologia específica, nevralgias cranianas e tratamento de acupuntura nos últimos 12 meses.

TRATAMENTO

Os pacientes foram encaminhados aleatoriamente ao tratamento com uso de acupuntura, por 12 sessões, e em 3 meses, além de receberem cuidados médicos gerais e padrões. As prescrições dos pontos de Acupuntura usados foram individualizadas para cada paciente, e estavam a critério do acupunturista. Os pacientes alocados no grupo “não uso de acupuntura” receberam os cuidados habituais do médico clínico-geral.

Os pacientes completaram um diário de cefaléia e do uso de medicamentos nas 4 semanas anteriores, e 3 meses e 1 ano após a randomização.
Foi registrada a severidade da cefaléia quatro vezes por dia em uma escala de seis pontos na escala LIKERT, e o total foi somado para dar uma contagem final.

0 – Nenhuma cefaléia
1 – Somente notada a cefaléia quando prestar atenção à ela
2 – Cefaléia moderada que pode ser ignorada às vezes
3 – Cefaléia dolorosa com condições de realizar o seu trabalho ou suas tarefas habituais
4 – Cefaléia muito intensa, dificuldade de se concentrar e só pode fazer tarefas necessárias
5 – Cefaléia intensa, incapacitante

RESULTADOS

Na análise da contagem de cefaléia, o grupo de “uso da acupuntura” apresentou uma redução de 34% quando comparado à redução no grupo controle, que foi de apenas 16%. A diferença em dias com cefaléia de 1,8 dias em 4 semanas foi equivalente a 22 dias a menos de cefaléia por ano no grupo de acupuntura.
Os efeitos da acupuntura parecem ser mais duradouros particularmente na enxaqueca, melhoria da qualidade de vida, diminuição no uso de medicamentos e visitas a médicos clínico-geral e redução de dias com faltas nas atividades pela doença.

CONCLUSÃO
O uso da acupuntura, além dos cuidados padrões, resulta em benefícios clinicamente duradouros para pacientes de cuidados primários com cefaléia crônica, particularmente a enxaqueca.
A expansão do uso da acupuntura para cefaléia deve ser considerada.


Você sofre com cefaléia, dor de cabeça ou enxaqueca? Agende uma consulta e livre-se da dor!

Agendamento via whatsapp 99876.6094

Espaço Terapêutico Carolina Bevilacqua
Avenida Higienópolis, 500 - Sala 7 
Vila Gilda- Santo André - SP





26 de jun. de 2015

Emagrecer com Medicina Chinesa



Quando o assunto é a perda de peso, há quase tantas opiniões quanto pessoas. Uns defendem dietas (sejam elas líquidas, à base de proteína, anti-gorduras e hidratos de carbono), outros são apologistas do exercício físico intenso e por fim há aqueles que preferem a abordagem conjunta.

Para a medicina chinesa o tema é bem mais complexo do que aparenta. Como em qualquer desequilíbrio do organismo, o processo começa com uma avaliação do estado global de saúde que permite traçar um plano 100% adequado às necessidades individuais de cada paciente. É extremamente importante o porquê da acumulação de peso para que o tratamento tenha sucesso. É porque come de forma emocional? Porque não metaboliza corretamente os alimentos? Porque não consegue deixar de comer determinados sabores? Porque está demasiado cansado para fazer exercício? O leque de hipóteses é extenso e só quando as causas são levadas em conta é que se pode realmente perder o peso sem voltar a ganhá-lo.

Então qual é a abordagem da medicina chinesa em relação ao emagrecimento? Depois de feito o diagnóstico que determina os desequilíbrios, são várias as técnicas utilizadas, entre elas, a acupuntura e a fitoterapia para regular o funcionamento do organismo (em especial do sistema digestivo), a dietoterapia chinesa não como mais uma forma de dieta, mas como uma reeducação alimentar adequada a cada caso em específico, a auriculoterapia para regulação do sistema nervoso e redução da fome e do vício a determinados sabores, o exercício físico suave para a promoção da circulação sanguínea e energética e ainda a acupunctura estética (tonificação muscular, lipólise e drenagem) para redução de medidas. Parecem demasiadas coisas, mas na realidade não são, uma vez que trabalham todas para o mesmo fim - o equilíbrio do organismo como um todo. Além disso, as técnicas não são todas utilizadas ao mesmo tempo, embora possam ser, dependendo de cada caso.

Dieta todos sabemos (melhor ou pior) fazer. Exercício também. Mas regular o funcionamento do corpo, perder peso e mantê-lo de forma saudável requer um pouco mais de conhecimento e acompanhamento. Então porque não dar uma oportunidade à medicina chinesa para emagrecer de forma natural?

Carolina Bevilacqua
Acupunturista


Quer saber mais? 

Agendamento via whatsapp 99876.6094

Espaço Terapêutico Carolina Bevilacqua
Avenida Higienópolis, 500 - Sala 7 
Vila Gilda- Santo André - SP