Páginas

27 de jan. de 2014

Acupuntura no tratamento da TPM



Com maior ou menor intensidade, a tensão pré-menstrual (TPM) interfere na vida de 70% das mulheres, e provoca desde sintomas físicos como inchaços e cólicas até crises emocionais.
A tensão pré-menstrual é causada pelo aumento de alguns hormônios, principalmente do estrógeno, no corpo da mulher, durante o período que antecede a menstruação.
A TPM pode durar até 15 dias e se caracteriza pela manifestação de mais de 20 sintomas diferentes, como cólicas, dor nas mamas, dor de cabeça, aumento do apetite e do peso, inchaços em várias partes do corpo e alterações no sistema nervoso. A intensidade desses sintomas variam de mulher para mulher e também a cada ciclo.
A TPM não é uma doença e sim uma síndrome (estado caracterizado por conjunto de sinais e sintomas), que, dependendo da intensidade  e duração de suas manifestações, pode exigir atenção especial e tratamento dirigido.

Uma dessas manifestações é a disforia pré-menstrual , distúrbio que apresenta sintomas psiquiátricos. Nessas circunstâncias, a mulher tende a sofrer de crises de irritabilidade, nervosismo, depressão, e, se algo não for feito, ela pode até comprometer seu relacionamento pessoal e profissional. A disforia atinge cerca de 8% das mulheres com TPM. Nessas circunstancias, algumas ficam tão transtornadas que podem cometer atos de agressividade contra qualquer pessoa, como colegas de trabalho, marido, filhos, familiares e amigos.

A TPM tende a se intensificar dos 35 anos até a menopausa (período em que terminam os ciclos menstruais). Nessa fase, até mulheres que não sofriam do problema podem ser atingidas pelo inicio de uma disfunção hormonal. Os sintomas podem continuar durante a menstruação, nesse caso o fenômeno recebe  o nome de tensão menstrual.

Segundo especialistas em Medicina Chinesa, manter bons hábitos e combater o estresse contribui bastante para atenuar os efeitos da TPM.
É importante também que a mulher esteja atenta a alimentação saudável e a prática de atividades físicas. Tomar café, refrigerante, comidas condimentadas, açúcar, álcool, comida gordurosa, sal e tabagismo também devem ser evitados. Ao invés disso, a Medicina Chinesa recomenda a adoção da dietoterapia que indica o consumo de frutas, verduras, proteínas leves, carboidratos integrais, muita água e chás diuréticos para eliminar os líquidos retidos e calmantes que ajudam a relaxar e aliviar a tensão.

Também se recomendam caminhadas regulares e esportes com duração de 30 minutos, além de promoverem o bem estar e a saúde, melhoram o fluxo sanguíneo, eliminam o liquido retido e reduzem o estresse.

A Acupuntura e as Terapias Holísticas  são opções eficazes para tratar a tensão pré-menstrual, equilibrando todo o metabolismo, hormônios e energia vital.
Essas terapias tem a vantagem de evitar efeitos colaterais causados por medicamentos, sobretudo hormônios e antidepressivos, além do seu custo menor.

Conheça as terapias envolvidas no tratamento da TPM:




* Acupuntura sistêmica e auricular - atua diretamente sobre o metabolismo, produção de hormônios, sintomas emocionais e físicos.







* Massagem aromaterápica - elimina os liquidos retidos, alivia a tensão muscular, dor de cabeça e cólicas. Massagem terapêutica associada a aromaterapia.






* Florais de Bach -  essência das flores- atua diretamente sobre os sintomas emocionais causados pela TPM ( ansiedade, insônia, depressão, irritabilidade, tristeza, melancolia).




Faça uma avaliação e livre-se desse mal, sinta-se bem com mais saúde física e emocional.

Consultas com hora marcada!
Agendamento via whatsapp 99876.6094

Espaço Terapêutico Carolina Bevilacqua
Avenida Higienópolis, 500 - Sala 7 
Vila Gilda- Santo André - SP





Terapeuta Naturopata Carolina Bevilacqua - Kama Prem


Nenhum comentário:

Postar um comentário