5 de fev de 2015

Naturopatia - O que é?


A Medicina naturopática, ou apenas naturopatia é uma ciência da saúde que combina terapias naturais, tradicionais e modernas com medicina cientifica. Sua filosofia tem como objetivo prevenir, identificar e tratar a causa essencial das doenças ou desequilíbrios e estimular o corpo a sarar por si mesmo.

Educamos e apoiamos pacientes tanto em doenças agudas como crônicas, por meio de tratamentos individualizados, sempre considerando o estado físico, mental, emocional e energético dos pacientes.

Dentro das terapias mais usadas estão a Medicina Tradicional Chinesa, Acupuntura, Fitoterapia, Recomendações Nutricionais e de Estilo de Vida, Massoterapia, Cromoterapia e Floral de Bach. A Naturopatia pode atuar como complemento à medicina convencional ou pode também ser usada eficazmente sozinha na prevenção de varias doenças e melhora do estilo de vida.

Terapias Oferecidas

A Naturopatia têm como objetivo principal prestar um cuidado mais eficaz para a saúde, com menor risco para os pacientes, reconhecer e promover o poder de autocura do ser humano, identificar e remover as causas essenciais das doenças e não suprimir sintomas. Educar, tratar cada paciente individualmente, considerando o estado físico, mental, emocional e energético e promover o bem-estar e prevenção das doenças.

A Consulta

Na primeira consulta, uma avaliação é realizada com histórico médico do paciente e família, hábitos alimentares, estilo de vida, profissão, relação emocional/ físico. Um exame físico curto é realizado na maioria dos casos e a partir disso, um plano individualizado é montado, usando os vários tipos de terapias a seguir:

Medicina Tradicional Chinesa / Acupuntura

A MTC / Acupuntura é uma terapia altamente eficaz no tratamento da dor e doenças crônicas assim como problemas de ordem emocional.  Por meio da finas agulhas colocadas em pontos específicos do corpo, a energia vital (Qi) de cada pessoa, a qual flui por meio de canais ou meridianos, é estimulada a fim de equilibrar o Yin / Yang e toda sua função fisiológica. Este desequilíbrio de energias gera doenças (físicas ou emocionais) gerando bloqueio dos canais que estão ligados aos órgãos do corpo, tornando-os mais suscetíveis.

Cientificamente, quando as agulhas são colocadas nos pontos, substâncias químicas do corpo como anti-inflamatórios e analgésicos são estimulados, e assim aliviam os sintomas.

Fitoterapia

A Fitoterapia é uma prática de milhões de anos baseada nos princípios ativos das plantas medicinais que tratam diversas doenças. As plantas são muito valiosas por seu conteúdo nutricional e curativo. Podem ser usadas em forma de  infusão, decocção, tinturas, cremes, inalação, compressas, gargarejo, óleos essenciais e suplementos. É importante saber que as plantas medicinais podem ter efeitos colaterais e interações com outras plantas e medicamentos convencionais, porém quando bem orientada por um profissional capacitado não apresenta riscos.

Florais de Bach

As essências florais são extratos líquidos diluídos, contendo a energia vibracional das flores. Desenvolvido pelo médico inglês Dr. Edward Bach nos anos 30, atuam nos campos energéticos do ser humano, influenciando no bem estar emocional e físico. O objetivo com a Terapia Floral é equilibrar as emoções ajudando assim a melhorar sintomas (emocionais e físicos) e qualidade de vida.

Nutrição Holística

Os alimentos afetam as funções do corpo, algum ajudam a curar doenças e outros danificam a atividade dos órgãos, causando diversos tipos de enfermidades. A má alimentação esta associada com deficiências e excessos além de intolerâncias. Uma dieta saudável é a mais importante ferramente para controlar o estresse, prevenir e recuperar-se das doenças. "Você é o que você come".

Recomendações do estilo de vida

O estresse e as ocorrências da vida (relações interpessoais, trabalho, recreação, etc) de cada pessoa tem um impacto muito forte na saúde. Aconselhamos numa variedade de temas que influenciam no bem-estar, como a dieta, exercícios, estresse e problemas emocionais. Ajudando a identificar e ajustando os hábitos que geram doenças, a naturopatia pode ajudar a manter uma boa saúde por um longo tempo.

Aromaterapia

A aromaterapia utiliza das propriedades terapêuticas de óleos essenciais. Os óleos essenciais são extraídos de determinadas plantas ou frutas e são submetidas a um processo de destilação. São altamente concentrados em princípios ativos e possuem ação no tratamento de desordens físicas e emocionais, atuando diretamente no sistema nervoso, com propriedades restaurativas e relaxantes. Os óleos essenciais podem ser usados de diversas formas como: cremes, óleos de massagem e até aromatizadores.

Cromoterapia

A cromoterapia é a utilização de frequências vibratórias que as cores emanam, no tratamento e recuperação da saúde. cada cor tem um comprimento de onda, emite uma frequencia vibratória, e , portanto produz um estímulo diferente no corpo.
A frenquencia das cores estimulam o organismo a responder com suas forças naturais ao reequilíbrio energético e físico.
A Cromopuntura é a combinação da cromoterapia, utilizando os seus estímulos, nos pontos de acupuntura. Ideal para crianças ou para pessoas que gostariam de fazer acupuntura, mas não gostam de agulhas. Possui excelentes resultados em distúrbios infantis como: dores de barriga recorrentes, alergias, doenças na pele, dores de cabeça, dificuldades de  concentração, enurese noturna, falta de apetite, insônia e outros.

Gostaria de conhecer mais? Faça uma avaliação e sinta tudo que a Naturopatia pode fazer por você!!

Agendamento via whatsapp 99876.6094

Espaço Terapêutico Carolina Bevilacqua
Avenida Higienópolis, 500 - Sala 7 
Vila Gilda- Santo André - SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário