Páginas

26 de jun. de 2015

Emagrecer com Medicina Chinesa



Quando o assunto é a perda de peso, há quase tantas opiniões quanto pessoas. Uns defendem dietas (sejam elas líquidas, à base de proteína, anti-gorduras e hidratos de carbono), outros são apologistas do exercício físico intenso e por fim há aqueles que preferem a abordagem conjunta.

Para a medicina chinesa o tema é bem mais complexo do que aparenta. Como em qualquer desequilíbrio do organismo, o processo começa com uma avaliação do estado global de saúde que permite traçar um plano 100% adequado às necessidades individuais de cada paciente. É extremamente importante o porquê da acumulação de peso para que o tratamento tenha sucesso. É porque come de forma emocional? Porque não metaboliza corretamente os alimentos? Porque não consegue deixar de comer determinados sabores? Porque está demasiado cansado para fazer exercício? O leque de hipóteses é extenso e só quando as causas são levadas em conta é que se pode realmente perder o peso sem voltar a ganhá-lo.

Então qual é a abordagem da medicina chinesa em relação ao emagrecimento? Depois de feito o diagnóstico que determina os desequilíbrios, são várias as técnicas utilizadas, entre elas, a acupuntura e a fitoterapia para regular o funcionamento do organismo (em especial do sistema digestivo), a dietoterapia chinesa não como mais uma forma de dieta, mas como uma reeducação alimentar adequada a cada caso em específico, a auriculoterapia para regulação do sistema nervoso e redução da fome e do vício a determinados sabores, o exercício físico suave para a promoção da circulação sanguínea e energética e ainda a acupunctura estética (tonificação muscular, lipólise e drenagem) para redução de medidas. Parecem demasiadas coisas, mas na realidade não são, uma vez que trabalham todas para o mesmo fim - o equilíbrio do organismo como um todo. Além disso, as técnicas não são todas utilizadas ao mesmo tempo, embora possam ser, dependendo de cada caso.

Dieta todos sabemos (melhor ou pior) fazer. Exercício também. Mas regular o funcionamento do corpo, perder peso e mantê-lo de forma saudável requer um pouco mais de conhecimento e acompanhamento. Então porque não dar uma oportunidade à medicina chinesa para emagrecer de forma natural?

Carolina Bevilacqua
Acupunturista


Quer saber mais? 

Agendamento via whatsapp 99876.6094

Espaço Terapêutico Carolina Bevilacqua
Avenida Higienópolis, 500 - Sala 7 
Vila Gilda- Santo André - SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário