19 de mai de 2009

Muladhara Chakra - a base da nossa energia


Muladhara – Chakra Básico

Estou de volta neste artigo para falar a respeito do Chakra Básico conhecido no sânscrito como Muladhara que significa raiz.
Aproveitando a deixa do significado da palavra vamos refletir sobre nossas raízes:
Você é uma pessoa que tem raízes? Observe sua vida até agora, perceba se você tem bases sólidas ou se não cria vínculos com nada. Se você cria raízes facilmente, tente identificar o motivo, segurança talvez? Mas se você não cria raízes e vínculos a nada nem ninguém reflita sobre o motivo, medo, insegurança?
Agora que identificamos o motivo de nossa natureza – criar ou não raízes, vamos observar o impacto disso em nossa vida.
Uma pessoa completamente enraizada tem dificuldade em experimentar o novo, o desconhecido, ir em busca de algo que nunca fez, não é de se estranhar que comumente tenham doenças como síndrome de pânico, mal de Alzeimer, depressão e doenças relacionadas à localização do chakra como trombose, varizes, intestino preso, hemorróidas, problemas de ciático, joelhos e que tenham a necessidade de criar bases através do peso físico, provocando assim a obesidade e gordura localizada do umbigo para baixo.
Por outro lado as pessoas que não criam vínculos a nada sofrem com a deficiência deste chakra, podendo somatizar doenças como: anemias, paralisias, frigidez ou impotência sexual, problemas renais e pressão baixa.
Os dois aspectos que citei acima são desequilíbrios energéticos do chakra básico e o que devemos saber é como trabalhar esses desequilíbrios de forma prática durante seu dia a dia..

Compreensão do conceito:
O chakra básico (Muladhara) se localiza na base da coluna vertebral e é ele o responsável pela distribuição da energia vital para os outros chakras.
Ele também é responsável pela sobrevivência isso inclui: Alimento (comida e auto-conhecimento), Dinheiro (bens materiais e administração dos valores) e Sexo (procriação, prazer, libido e vitalidade).
Para começarmos a trabalhar é necessário refletir sobre algumas questões relacionadas ao chakra. Leia cada palavra e medite sobre elas:

Sobrevivência, Lar, Terra, Família, Raízes, Matéria, Disciplina, Corpo, Saúde, Sexualidade e Prazer.
Como estão estas questões em sua vida??

Primeiro passo:
Reconhecimento do chakra e seus aspectos:
Após ter meditado sobre cada palavra vamos trabalhar esse aspectos diariamente.

1. Alimentação: Como você se alimenta?
O que você come influencia diretamente na energia deste chakra sua alimentação deve ser equilibrada para nutrir seu corpo físico e energético, e deve ser de maneira muito consciente.
Segue abaixo alimentos que trabalham o equilíbrio deste chakra:
* Proteínas *Beterraba *Frutas vermelhas * Tomate
Repare que estes alimentos têm algo em comum: sua cor vermelha, e eles são indicados para este chakra justamente por isso, a cor do chakra básico é o vermelho.

2. Dinheiro: Como você lida com o dinheiro?
Observe com calma esse aspecto em sua vida e conscientize-se que o trabalho com esse aspecto deve ser dentro das suas possibilidades.
Trabalhar esse aspecto envolve duas outras coisas: os negócios e as finanças.
Negócios: Os negócios são a expressão do primeiro chakra, para todas as profissões existem coisas básicas que podem ser feitas como: limpar e reorganizar seu espaço de trabalho e arquivos, elaborar um cartão ou folder, publicar um novo anuncio, devolver algum empréstimo, investir em algo novo.
Melhore sua relação com seu negócio.
Finanças: as finanças são mais pessoais e envolve fazer uma analise dos seus gastos, acertar seu talão de cheque, elaborar gráficos dê seus lucros e gastos e todos os dias.
Observe se você tem compulsão por gastos.
Cuide também de suas posses, consertando aparelhos eletrônicos, doando roupas velhas, comprando algo que deseja há muito tempo. Lembre-se de só comprar o que realmente vai usar.

3. Sexo: Como esta a sua sexualidade?
A reflexão sobre esse aspecto é essencial pois a abordagem desse assunto para o trabalho do chakra vai além do ato sexual.
O que devemos observar nesse aspecto é:
Como esta meu poder de sedução? Você seduz sua vida? Como esta seu carinho com você mesmo? Você faz coisas que lhe proporcionam prazer? Você aceita receber e dar prazer? Como esta sua libido?
Algumas formas de trabalhar esse aspecto:
Fazer alguma dança sensual tipo: Ventre e Flamenco
Fazer Auto-massagem e massagem com terapeuta.
Faça mais movimentos sensuais durante o dia.
Vista-se de forma original e descomplicada.
Ouse!!!

Para finalizar este artigo seguem mais algumas dicas importantes para trabalhar o Muladhara.

Use peças de cor vermelha do umbigo para baixo, mentalize um foco de luz vermelha na região do chakra.
Caminhe de pés no chão de preferência na terra.
Vocalize o mantra LAM durante alguns minutos com as mãos sobre o chakra.
Lembre-se um terapeuta é sempre indicado para te dar apoio e supervisionar o trabalho com os chakras.

Namastê!!

Autora: Kama Prem

Nenhum comentário:

Postar um comentário